
Enfrentando críticas da oposição por ainda não implantar um sistema de marcação de consultas online, que iria proporcionar maior agilidade e independência à população, a prefeita Márcia Conrado revelou que o projeto está em fase de testes.
Em entrevista ao programa Falando Francamente com Giovanni Sá na TV Farol no YouTube, a gestora revelou que o serviço começou a fase piloto em alguns postos de saúde e que a meta em 2025 será ampliar para todas as unidades de saúde de Serra Talhada.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Já têm algumas unidades [o agendamento eletrônico]. Veja só, a primeira coisa que a gente tinha de organizar era informatizar o nosso sistema de saúde. Então, a gente colocou o prontuário eletrônico. Hoje quem está na atenção básica e quem vai para a atenção especializada da nossa governança, por exemplo, no Centro de Saúde, você já começa a pegar o histórico daquele paciente”, detalhou Márcia, continuando:
“Por exemplo, você era atendido pelo PSF da Várzea e caso você mudasse e fosse para o PSF da Cohab, você não teria um histórico digitado e registrado em todo Sistema Único de saúde de Serra Talhada. Hoje o prontuário eletrônico já permite isso. E isso já eficientizou muito a saúde, porque os exames que já eram solicitados às vezes nem precisa porque pode estar no período em que pode ser olhado pelo médico. Então esse prontuário eletrônico ele já acontece em todas as unidades”.
EXPERIÊNCIA PILOTO
Márcia relatou que os agendamentos eletrônicos começaram em 2024 em fase de testes.
“A gente já começou o ano passado os agendamentos em alguns postos de saúde pilotos, porque tem toda uma logística por trás. Porque se tem algo que a gente tem investido muito é de não trazer consultorias de outros estados, onde se paga muito. Porque em Serra Talhada tem muitos jovens capacitados. Então o nosso próprio conjunto de TI (Tecnologia da Informação) tem conseguido formatar esse sistema”.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“E hoje em alguns postos de saúde a gente já tem esse sistema, pediatria e outras especialidades já sendo marcadas pelo celular. Então a gente passou esses 6 meses de estudo para então ampliar para todas as especialidades”.
DESAFIO DE LUCIANO DUQUE
Recentemente o principal adversário político de Márcia, o deputado estadual Luciano Duque, desafiou a prefeita dizendo que ela não iria cumprir a promessa de oferecer agendamentos via aplicativo para não prejudicar os interesses de vereadores que se valem da parceria com o governo para agenciar consultas para seus eleitores [releia a matéria].
“O destino nos trouxe um grupo pequeno, mas que debateu Serra Talhada de fato, [um grupo] que apresentou projeto de futuro, que dialoga com a saúde, com a implantação da plataforma conecta que iria ter a saúde na mão do cidadão, com ele marcando a consulta, coisa que a prefeita [Márcia] prometeu na eleição passada e não cumpriu”, disse Duque, abrindo o verbo:
“E também acho que não vai cumprir! Por que ela prefere manter as famosas pastas nas mãos dos vereadores e o cidadão chega no posto de saúde e fica lá sem atendimento se não procurar um vereador. Nada contra, mas está errado. Num passado isso existia, mas quando a elegemos foi para mudar isso e ela não fez”.
Deixe um comentário